Pesquisa personalizada

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Corel Draw lento.

Este é o primeiro de uma seqüência de seis posts, onde falaremos sobre um problema muito comum em quase todas as versões de um dos softwares mais utilizados na área gráfica, o CorelDRAW. Muitas pessoas acreditam que o CorelDRAW é um software pesado e por isso demora a carregar documentos criados anteriormente e abrir novos. Dependendo da configuração do PC usado, certamente variações de resposta na execução do software existirão, uns mais lentos e outros mais rápidos.

Agora! O que realmente causa a lentidão no CorelDRAW, independente da configuração do PC, são os estilos e os gerenciadores.

Não é possível! Acabei de instalar o CorelDRAW em minha máquina”.

Mesmo assim é possível. Diversas versões do software já vêm cheias de estilos e de gerenciadores carregados, algumas pessoas atribuem este problema a pirataria do software, embora não acreditemos, não podemos afirmar que seja verdadeira ou não esta hipótese, podemos apenas ajudar a resolver. Para saber se o seu software está com este problema, abra um novo (Ctrl+N) documento, faça uma elipse (F7) na página e salve (Ctrl+S). Se seu arquivo tiver mais que 15 kb , acompanhe este e os próximos posts para resolver este problema.

Os estilos e os gerenciadores foram idealizados para que os usuários armazenem atalhos de preferências e não precisem repetir diversas vezes seqüências de ações, veja os exemplos.

1 • Crie um retângulo (F6) com contorno somente, em seguida, preencha com a ferramenta preenchimento de textura [Caixa de ferramentas / Preenchimento de textura] e salve um novo estilo em Estilos de gráfico e texto (Ctrl+F5), se mais adiante precisar repetir este preenchimento em outro objeto, exatamente como o este que acabou de criar, basta selecioná-lo e clicar duas vezes seguidas no estilo criado que o programa automaticamente busca e aplica as propriedades.

2 • Amplie a imagem com a ferramenta zoom (Z) para ver um detalhe qualquer, se precisar que este percentual de zoom fique gravado para olhar novamente mais tarde, crie um estilo no Gerenciador de exibição (Ctrl+F2), adiante, basta clicar duas vezes seguidas no estilo criado e terá novamente o zoom desejado.

3 • Modifique o preenchimento uniforme (Shift+F11) de um objeto para uma cor personalizada, crie um estilo em Estilos de cores [Barra de menus / Ferramentas / Estilos de cores], adiante, basta clicar duas vezes seguidas sobre o estilo criado para recuperar as propriedades.

Além destes três citados, Estilos de gráfico e texto, Gerenciador de exibição e Estilo de cores, há ainda Gerenciador de objetos [Barra de menus / Ferramentas / Gerenciador de objetos], Gerenciador de dados do objeto [Barra de menus / Ferramentas / Gerenciador de dados do objeto], Gerenciador de vínculos [Barra de menus / Ferramentas / Gerenciador de vínculos] e Gerenciador de marcadores da Internet [Barra de menus / Ferramentas / Gerenciador de marcadores da Internet].

Todos estes estilos e gerenciadores ajudam muito no trabalho diário, mas, o acumulo de tantos estilos fará com que o software devido a memória da máquina estar ocupada com tantas informações tenha cada vez mais dificuldade em iniciar ou abrir novos e antigos documentos. Este post e os outros cinco que virão respectivamente, Estilos de gráfico e texto, Gerenciador de exibição, Estilo de cores, Outros estilos e Mantendo a ordem, servirão exatamente para resolver estas questões e deixar o CorelDRAW muito melhor.

Após a postagem de Mantendo a ordem, disponibilizaremos para download um tutorial contendo todos os posts em formato pdf, para que tenha sempre a mão.

Forte abraço a todos,
Douglas Vasques

Um comentário:

Luzinete disse...

Douglas será que achei você?
depois desses nomes citados não é possível que não seja....sergio, ana paula e edgar.

vê se manda noticias suas...
nete