Pesquisa personalizada

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Estilos de gráfico e texto.

Conforme prometido anteriormente e após longo tempo sem postar por motivos profissionais, um deles o desenvolvimento do site da Vetores Arte que em breve estará no ar e será anunciado aqui, aguardem! Felizmente estamos de volta e iremos tratar da seqüência de posts prometida em CorelDRAW lento.

Neste post iremos falar sobre os Estilos de gráfico e texto (Ctrl+F5) e resolver parcialmente o problema de lentidão do CorelDRAW.

Os estilos são um conjunto de atributos de formatação, cor de fundo, espessura e cor de contorno, fonte, tamanho e cor da fonte entre outros, sua função é facilitar o trabalho do profissional poupando-o tempo caso precise aplicar a mesma formatação em outros objetos ao longo do projeto.

Para criar um estilo gráfico e/ou de texto, as explicações deste post servem tanto para um como para o outro também, faça o seguinte, crie um vetor, elipse, retângulo ou outro qualquer, especifique a cor do preenchimento, espessura e cor de contorno e tudo mais que desejar, quando estiver satisfeito vá a Estilos de gráfico e texto [Barra de menus / Ferramentas / Estilos de gráfico e texto] ou (Ctrl+F5). Abrirá uma janela, nesta teremos todas as propriedades relacionadas aos Estilos de gráfico e texto.

Neste momento, caso o software esteja sobrecarregado de Estilos de gráfico e texto poderá ocorrer uma das duas situações a seguir:

1 • Aparece uma quantidade enorme de estilos, permitindo o uso do software, porém, causando a famosa lentidão do CorelDRAW devido a sobrecarga na memória da máquina . Neste caso, finalize o CorelDRAW e abra o Windows Explorer, procure a pasta onde o programa CorelDRAW foi instalado e faça uma busca pelo arquivo “coreldrw.cdt”, apague este arquivo e volte a abrir o CorelDRAW. “Passe para o ítem C da segunda situação logo abaixo”.

2 • A barra de rolagem da janela ficará correndo de cima para baixo, neste caso, aguarde por um ou dois minutos aproximadamente, caso não pare esta situação, proceda da seguinte maneira:

A - Pressione (Ctrl+Alt+Del) e finalize o programa, feche todas as janelas do Windows e reinicie a máquina.

B - Máquina reiniciada, abra o CorelDRAW e antes mesmo de abrir um documento novo (Ctrl+N), pressione (Ctrl+F5) para abrir a janela de Estilos de gráfico e texto novamente, observe se o erro continua ocorrendo, em caso de positivo finalize novamente o CorelDRAW e abra o Windows Explorer, procure a pasta onde o programa foi instalado e faça uma busca pelo arquivo “coreldrw.cdt”, apague este arquivo e volte ao CorelDRAW.

C - Abra agora um novo arquivo (Ctrl+N) e pressione (Ctrl+F5) para abrir a janela de Estilos de gráfico e texto, certamente abrirá sem erros, constará nesta janela, entre três e oito itens, deixe apenas os três defaults, Default Graphic, Default Artistic Text e Default Paragraph Text, os outros, apague clicando com o botão direito do mouse em cima e pressionando [excluir].

D - Vá ao pequeno botão com uma seta, abaixo do nome da janela à direita [Opções], pressione e procure por [modelo / salvar como padrão para novos documentos]. Vá a [Barra de menus / Ferramentas / Salvar configurações como padrão].

Pronto! Seu CorelDRAW está livre de problemas com o Estilos de gráfico e texto.

Observação: Em hipótese alguma utilize a opção [Barra de menus / Ferramentas / Salvar configurações como padrão] em documentos já existentes, apenas a utilize em arquivos novos e com os estilos e gerenciadores limpos, no post Mantendo a ordem falaremos sobre o assunto, mas iremos fazer uma breve explanação do porque não usar esta opção em documentos já existentes. Acontece que se usar esta opção em um documento que esteja sobrecarregado de estilos e com gerenciadores também sobrecarregados, estes ficarão assim como padrão no CorelDRAW e temos certeza que não deseja que isto aconteça, certo?

Depois de restaurado, já com a janela de Estilos de gráfico e texto aberta e o problema resolvido, voltemos ao início do post onde criamos um vetor, elipse, retângulo ou outro qualquer, especifique a cor do preenchimento, espessura e cor de contorno e tudo mais que desejar e quando estiver satisfeito clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo, na janela suspensa que surgirá, clique em [Estilos / Salvar propriedades de estilo...], ponha o nome desejado, de preferência um de fácil ligação às propriedades aplicadas a este vetor e que no futuro te faça associar as mesmas. Pronto! O estilo está criado e pronto para ser usado quantas vezes forem necessárias.

Para usar novamente o estilo, crie um novo vetor, vá a janela de Estilos de gráfico e texto (Ctrl+F5) e arraste o estilo criado para cima do vetor ou clique com o botão direito do mouse no vetor e em [Estilos / Aplicar / nome do estilo criado].

Forte abraço a todos,
Douglas Vasques

Nenhum comentário: